quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Returning To The Slaughter (2004)

A banda Nosferatu foi criada em 1999 por Hussein Salim (Vocals/Guitars). Como em todo início de banda, a Nosferatu tocava inicialmente covers de bandas de Rock e Heavy Metal.


Depois de uma passagem sonora pelo Death Metal foi no Heavy Metal tradicional vindo da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal) que a banda se firmou.


Em 2003 a banda lança sua primeira demo “Savoring The Blood”, no ano seguinte é lançado o EP “Returning To The Slaughter” que vamos destrinchar nos próximos parágrafos.


Em “Returning To The Slaughter” temos além de Hussein nas guitarras, Andherson Némer (Vocals), Ander Frias (Guitars), Gustavo Lúcio (Bass) e Diego Xavier (Drums).


O EP conta com seis faixas e apresenta um trabalho de gravação muito bem feito para um primeiro registro. A capa nos remete a década de 80, simples, mas, bela. O trabalho se mostra realmente como a frase que está escrita na contra capa do álbum: “This álbum is dedicated to all headbangers of the world.”, realmente um fantástico presente aos headbangers.


Vamos às faixas. Como escrito antes são seis faixas que compõem o álbum. São elas:


01 – Intro – Faixa instrumental belíssima totalmente calcada no Heavy Metal oitentista.


02 – Night Walker – Faixa comprida com quase oito minutos de duração, mas que não soa em momento algum maçante. O trabalho rítmico da bateria e do baixo são um grande atrativo na faixa. Os vocais de Andherson são limpos com alguns agudos. Os riffs de guitarra são certeiros e grudentos. Tem uma passagem instrumental no meio da música que prende o ouvinte. Enfim, tudo que um headbanger aprecia.


03 – Execution – Não, não têm nada haver com o carioca Renato Tribuzy. Uma faixa totalmente focada na NWOBHM. Não é difícil encontrar referências a bandas como Iron Maiden, Tysondog e outros grandes nomes da cena. Com certeza um maravilhoso “revival” dos tempos áureos do Heavy Metal. Solos e riffs primorosos de Hussein.


04 – Warrior (Instrumental) – Mais uma faixa instrumental. A faixa mostra a versatilidade da banda e mostra o trabalho coeso entre os músicos. Não é como algumas enjoativas que existem por aí. Um som gostoso de ouvir e viajar.


05 – Full Moon Night – Com uma batida na bateria que dá a impressão de que algo está prestes a acontecer, empolgante. A expectativa fica no ar e a guitarra começa a soar, a música tem um ritmo galopante bem nos moldes maideniânicos.


06 – Nosferatu – A última música vem a confirmar a veia oitentista da banda e confirmar o estilo e a qualidade da banda.


Em resumo temos um grande trabalho de uma grande promessa nacional. Se um dia existir um “revival” da cena tradicional, assim como hoje ocorre com a cena thrasher, com certeza, a Nosferatu será um dos grandes nomes.

Um álbum coeso, empolgante, e que não deve nada as bandas internacionais. Com certeza, uma boa pedida.


Este EP está sendo relançado no início de 2010 pela Dark Sun Records e trará um encarte contando a história da banda, fotos e músicas bônus. Este relançamento sairá nos formatos LP e CD. Os interessados em conhecer melhor a banda e adquirir os registros podem acessar o site: www.myspace.com/nosferatubrazil


Com certeza um grande nome da cena brasileira. Corra e garanta o seu.


Tracklist:


01- Intro

02- Night Walker

03- Execution

04- Warrior (Instrumental)

05- Full Moon Night

06- Nosferatu

Nenhum comentário: