quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sleepless - 2009


Aproveitando que os curitibanos do Semblant estão para lançar o seu debut "Last Night of Mortality", iremos falar de seu web-single, Sleepless, lançado em 2009.


A banda foi criada em 2005 pelos vocalistas Katia Shakath e Sérgio Mazul. Completando o time foram convocados os músicos Roberto Hendrigo (Guitars), Candido Oliveira (Drums), J. Augusto (Keyboards) e Leonardo Rivabem (Bass) permanecendo com a mesma formação desde o ano de 2008.


Como comentado anteriormente, se trata de um web-single e você pode fazer o download do mesmo no endereço: http://www.freemindrecords.com.br/semblant.htm ou no MySpace da banda: http://www.myspace.com/semblant


O material abrange quatro músicas, arte da capa e o label para impressão. A arte da capa é belíssima e completamente dentro do estilo proposto pela banda, mais um excelente trabalho de Gustavo Sazes, responsável também por trabalhos gráficos de bandas como Arch Enemy, Manowar, Kamelot, Krisiun, Dr Sin, Almah, Sonic Syndicate, Lauren Harris, Lacrimas Profundere, Nightrage e muitas outras.


As faixas encontradas neste registro contêm uma faixa que estará no debut, e três faixas acústicas. Vamos a elas.


A faixa que inicia o registro é a faixa título do single, Sleepless, a faixa apresenta um enorme entrosamento da banda e mostra um Gothic Metal melancólico e que soa muito bem aos ouvidos. A qualidade dos músicos é evidente e o contraste entre os vocais são de extremo bom gosto.


As faixas subseqüentes são faixas da própria Semblant que ganharam o formato acústico, são elas, Forever Failure, Black Babylon e Legacy Of Blood. O que chama a atenção nestas versões acústicas, além da qualidade já mencionada da banda, é o uso bem acertado de alguns instrumentos de sopro e percussão transformando o material em algo exótico e gostoso de ouvir.

A impressão que se tem ao ouvir este single do Semblant é de que a banda tem uma maturidade ímpar e que lapidaram seu som durante muito tempo até chegarem ao que realmente queriam, com certeza acertaram.


Katia tem uma belíssima e poderosa voz que casou perfeitamente com o vocal de Sérgio, que embora a tendência, não segue o padrão gutural, fazendo uma vocalização mais limpa. O trabalho da cozinha rítmica é muito bem realizado dando um toque mais progressivo ao som aliando-se de forma competente aos teclados. As guitarras têm seu peso na dosagem certa e em tempo algum se torna algo enjoativo.


Como saldo final, temos mais uma grande banda começando a alçar vôo nas terras brasileiras. Com certeza não se assuste se em futuras votações das Metal Magazines tanto daqui quanto as lá de fora figurar o nome Semblant. Aguardemos o debut.





Nenhum comentário: