quinta-feira, 26 de maio de 2011

Megadeth - Tour Of Duty / Chile 2008






O Megadeth sempre foi uma banda de muito prestígio na América do Sul. Força absoluta em países como Argentina e Chile, o que nós avaliamos aqui desta vez é um bootleg feito a partir de uma apresentação memorável no Chile no ano de 2008 durante a turnê do álbum United Abominations lançado em 2007.


Antes de nós começarmos a escrever sobre o registro gostaria de lembrar o que é um bootleg para os marinheiros de primeira viagem. Bootleg é um termo de língua inglesa (nossa!!!, jura!!!), que é utilizado para descrever as gravações não oficiais de eventos, sendo assim podemos ter bootlegs de vídeo e bootlegs de áudio. Ressalto que esta prática não é legalizada em vários países, e que mesmo com este obstáculo, fãs e oportunistas de todo o mundo lançam os mesmos de forma prensada, que passam como produtos oficiais para alguns desavisados.


A qualidade de áudio destas gravações é muito variável, passando por gravações feitas no meio do público onde só ouvimos os gritos dos fãs a gravações realizadas diretas da mesa de som da banda, tendo uma qualidade excepcional. Portanto, antes de adquirirem algo que considerem estranho e inusitado, pesquisem, pois podem se arrepender.


Feita as considerações sobre o tipo de registro abordado neste post, vamos ao que realmente interessa.


United Abominations é um álbum onde podemos observar a vontade do Megadeth - ou seria de Dave Mustaine? - a voltar ao estilo clássico da banda, talvez sendo o melhor registro desde Cryptic Writings até aquele momento. Nesta ocasião a banda contava além de Dave Mustaine (Vocals/Guitars) com Chris Broderick (Guitars), James Lomenzo (Bass) e Shawn Drover (Drums).


Este registro em questão foi gravado de uma transmissão da Radio Futuro (La Radio Del Rock) no dia 31 de Maio de 2008, que transmitiu ao vivo a apresentação da banda na Arena Movistar. Se você não é como eu (um viciado em CD’s e LP’s, eu admito!) pode encontrar com certa facilidade na Internet não só o áudio, mas também a apresentação em vídeo.


O registro em áudio é separado em 23 faixas, contando os solos, comunicação de Mustaine com o público e a faixa final “Outro”.





A qualidade das faixas é boa, e pode-se ouvir todos os instrumentos e a voz com muita tranqüilidade. O que mata são os comentários do pessoal da rádio no início e final das música ( tudo bem, convenhamos que os comentários são feitos por gente que entende do riscado e não por um Marcio Garcia da vida falando sobre o Iron Maiden na transmissão da Globo do Rock In Rio III ), mas para nós fãs soa desnecessário.


O registro passa pela nova, na época, Sleepwalker que tem um apelo muito bom ao vivo, passando por Wake Up Dead, um dos clássicos do álbum Peace Sells, Take No Prisoners do álbum Rust In Peace e Skin O' My Teeth do álbum Countdown To Extinction. Só com essas músicas já podemos notar que toda a carreira da banda ia ser revisitada.


O que nos chama atenção no registro, além do público, é a eficiência de Chris Broderick em assumir o posto de uma das guitarras do Megadeth e mandar tão bem, não devendo nada a nenhum de seus antecessores.


O show prossegue com Washington Is Next, Kick The Chair, In My Darkest Hour, Hangar 18, Gears Of War e a eterna A Tout Le Monde.


Perceba que estamos no meio da apresentação e não conseguimos ouvir uma música ruim ou “boazinha” no set, realmente os anos de 2007 e 2008 foram decisivos para o Megadeth.


Depois da amaciada com A Tout Le Monde, a porradaria de Tornado Of Souls faz com que o sangue volte a ferver. Ashes In Your Mouth, Burnt Ice e Sweating Bullets são as seguintes.


Em Symphony Of Destruction podemos ouvir nossos hermanos entoando o brado: “¡Megadeth, Megadeth, aguante Megadeth!”, impressionante a reação do público, talvez o clássico absoluto do Megadeth.


O set ainda segue com Trust, Crowd, She Wolf e o medley de Peace Sells e Mechanix, aquela que foi escrita na época do Metallica. O quê? Não conhece a história? Aguarde futuros posts.


Saldo final do registro: uma excelente apresentação, uma boa gravação, empolgante para qualquer fã, os únicos problemas, se é que podemos chamar assim, ficam por conta dos comentários e vinhetas da Radio Futuro - “A Radio Del Megadeth En Chile”.


Se porventura algum leitor quiser saber sobre links para baixar o registro, peça pelo campo “comentários”, como não é nada oficial esse eu posso disponibilizar.


Abraços e Confira !!!

Nenhum comentário: