terça-feira, 5 de julho de 2011

Show,Andre Matos 26-06-2011 - Fundição Progresso, RJ


Dia 26 de junho, domingo, e o Rio Metal foi para a Fundição Progresso,Centro do Rio de Janeiro, assistir a mais uma apresentação de Andre Matos na cidade, menos de um ano após sua última passagem por essas terras.

Na chegada, por volta de umas 16hrs, a fila ainda era pequena no local e nem a fachada da casa apresentava nada indicando o show que ocorreria, show este que estava previsto para as 19hrs e que começou com certo atraso!

A abertura assim como em 2010 ficou por conta da banda Empürios, aqui do Rio de Janeiro, que fez um excelente show. A banda formado por Fernanda Decnop (vocal), Renata Decnop (guitarra), Iury Alonso (guitarra), Luiz Freitag (baixo), Thiago Alves (drums) e Marcio Ceia (teclados) ainda está fazendo a divulgação do debut “Cyclings” à ser lançado até o fim desse ano.

O destaque da banda mais uma vez é o baterista Thiago Alves, que assim como pode ser lido na resenha do show de 2010, demonstra muita maturidade, técnica e talento durante a execução das músicas, o que pode torná-lo um grande baterista do metal nacional em breve!

A banda toda esteve em uma excelente noite. Pena que o som da Fundição Progresso estava ruim em certos momentos e comprometeu o áudio da guitarra de Iury Alonso, que não foi ouvido nos solos que fez.

Logo após o show da Empürios, foi a vez da rápida arrumação do palco para o grande show da noite. Andre Matos!

A Introdução ecoa pela Fundição, a banda sobe no palco e começa com “Leading On”, faixa de abertura do álbum “Mentalize”. A surpresa ficou por conta da presença de Eloy Casagrande na bateria, visto que, outrora, foi anunciado a ausência do mesmo para esse show!


O show seguiu com a faixa “I Will Return”. Como o som dosampler estava baixo, a música ficou bem vazia, fazendo com que fosse sentida a ausência de um tecladista, cargo que era ocupado por Fábio Ribeiro, que agora segue ao lado de Hugo Mariutti na banda Remove Silence.


“Rio” e “Mentalize” deram sequência ao show, conforme o setlist desde o início da tour. Após 4 músicas,era hora da primeira surpresa da noite: “Innocence”, que há muito tempo não era tocada por Andre Matos no Rio de Janeiro. Desde o último show do Shaman na época da Reason tour em fevereiro de 2006, para ser mais preciso.

Em seguida veio “Separate Ways”, um excelente cover do Journey, que foi gravado pela banda no seu cddebut “Time To Be Free”, mas convenhamos que, após 2cds, colocar um cover do Journey é totalmente desnecessário. Há muitas músicas que poderiam substituí-la e abrilhantar o setlist. “Reason” do Shaman foi mais uma surpresa, que também não era ouvida por essas terras há tempos.

“The Myriard” foi executada pela primeira vez aqui no Rio de Janeiro nesse show. Em 2010 ela não fazia parte do setlist e foi uma grata surpresa! Era chegada a hora de relembrar o início de carreira e a banda relembra os tempos de Andre no Viper, e dessa vez Andre Matos escolheu representar a banda com “Prelude to Oblivion” que foi executada brilhantemente e cantada pelos fãs mais antigos e assíduos de Andre.


“Lisbon” como sempre não poderia ficar ausente do setlist, remetendo-nos ao álbum “Fireworks” do Angra. Um momento à parte do show!

Mais uma vez tivemos o privilégio de ver “Holy Land” ao vivo. Um marco na história de Andre Matos. A música que mistura sons típicos brasileiros foi cantada por todos! Com certeza, um momento inesquecível!



Uma pausa e ecoa pela Fundição, “UnfinishedAllegro”. Todos abrem o sorriso e sabem o que vem pela frente: “Carry On”, o hino do Angra, de Andre Matos e arriscaria dizer, do Metal Nacional. Sejam os mais novos, ou os mais antigos, todos cantam a música do início ao fim com toda a energia! Momento único e ápice de qualquer show de Andre.




Para encerrar, a última surpresa da noite: “Pride” ! A mais pesada música feita por Andre no Shaman e talvez em toda sua carreira. Um brilho a mais nesse grande show realizado por ele.

O público na Fundição foi bem razoável, mas bem maior comparado ao público presente ao show de 2010. Como sempre, a receptividade do público à Andre é excelente e a reciprocidade do mesmo foi demais. Todos foram embora felizes após mais um grande show de seu ídolo na Cidade Maravilhosa.

Em agosto Andre Matos irá retornar à mesma Fundição Progresso, mas dessa vez trazendo o Symfonia. É aguardar para ver mais um grande show, que contará com grandes surpresas certamente!

Setlist:


Leading On
I Will Return
Rio
Mentalize
Innocence
Separate Ways
Reason
The Myriad Prelude To Oblivion
Lisbon
Holy Land
Unfinished Allegro/Carry on
Pride

Fotos: Jardel Cassiano.Vídeos: Cândido.

Nenhum comentário: